LUX / 12 razões para se apaixonar por Ponte de Lima
visitepontedelima
0
2458
12 razões para se apaixonar por Ponte de Lima

1 - Uma longa e notável História

Aqui, História e património estão por todo o lado. Ponte de Lima combina harmoniosamente, elementos dos nossos antepassados e cria um pitoresco e bucólico postal. A Ponte Romana e Gótica une as duas margens do Rio Lima há séculos e é a nossa principal atração.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/patrimonio

 

2 - Natureza, a um passo de distância


A Natureza no seu esplendor está em todo o lado: florestas, ecovias,parques, jardins, a área protegida…sem esquecer a majestosa Avenida dos Plátanos que acolhe os visitantes, incluindo os milhares de peregrinos que fazem todos os anos, o Caminho Português de Santiago.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/ecovias-rotas-e-percursos

 

3 – Rio Lima


Em Ponte de Lima vai sentir uma estreita relação de proximidade com o rio.
Denominado pelos romanos de Lethes – o Rio do Esquecimento (acreditavam que quem o atravessasse perderia para sempre a memória do passado), a ligação desta terra ao rio que lhe deu parte do seu nome é muito forte e, ainda nos dias de hoje, temos de reconhecer essa mais-valia que é também um ponto marcante dos setores turístico e ambiental.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/ponte-de-lima/rio-lima

 

4 – Gastronomia


Aprecie a deliciosa gastronomia local, como o Arroz de Sarrabulho servido com rojões de porco. A lampreia do Rio Lima também é muito apreciada e tal como em outras terras portuguesas, não pode faltar um prato típico de bacalhau, sendo aqui preparado o famoso Bacalhau de Cebolada, um prato popular e muito procurado nas tascas e restaurantes. Todas estas iguarias são acompanhadas do afamado Vinho Verde de Ponte de Lima. Para os mais gulosos, os que gostam de doces, não podem deixar de saborear a textura do leite-creme queimado. Há numerosos restaurantes em que se confecionam estas especialidades, pelo que não deve perder a oportunidade única de as apreciar no local de origem.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/gastronomia

 

5 – Um povo simpático e acolhedor


Autencidade é uma constante… um povo extremamente acolhedor que vai adorar contar os melhores segredos da sua terra.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/ponte-de-lima/ponte-de-lima-historica

 

6 – Grandes eventos durante todo o ano


Festivais Gastronómicos, Festivais temáticos, Festas Populares, Eventos Desportivos, Festivais culturais… durante todo o ano. Aproveite e usufrua oferta da Vila mais Antiga de Portugal.

Ver mais:

Ponte de Lima ConVida: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/ponte-de-lima-convida

Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/ponte-de-lima-em-alta


7 – Parta à descoberta dos arredores


Bonitas paisagens e incríveis panorâmicas dos miradouros. Faça uma incursão pelos arrabaldes e pelos românticos arredores, faça um piquenique e descubra as aldeias e as casas solarengas que pontuam a paisagem. As vinhas serão uma constante, assim como os trilhos e caminhos rurais que são ideais para dias de descanso.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/onde-ficar

 

8 – Diversidade de espaços museológicos


Cinco espaços museológicos para descobrir: Museu dos Terceiros, Museu do Brinquedo Português, Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, Centro de Interpretação da História Militar e Centro de Interpretação do Território.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/servicos-de-cultura

 

9 – Festival Internacional de Jardins


O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é um evento anual que decorre desde o fim de maio até ao final de outubro. Jardins temporários criados com uma diferente temática a cada ano e que se encontram em exibição, tornando-se uma nova descoberta a cada estação.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/14-festival-internacional-dos-jardins

 

10 – Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos


Declarada Zona Húmida de Importância Internacional, pela raridade dos seus habitats e pela elevada biodiversidade que sustenta a Área Protegida desenvolve-se em torno de duas lagoas e margens do Rio Estorãos, numa área total de cerca de 350ha.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/area-de-paisagem-protegida-das-lagoas-de-bertiandos-e-s-pedro

 

11 – Vaca das Cordas


Podemos chamar-lhe a tradição mais tradicional de Ponte de Lima, pois perde-se no pó dos tempos a origem de tão peculiar manifestação. Em véspera do Dia de Corpo de Deus, ao final da tarde, milhares de pessoas aguardam para ver, a vaca guiada por cordas, segue por algumas ruas do centro histórico e termina no areal junto ao Rio Lima, numa cadência de espetáculo e emoção.

 

12 – Feiras Novas


Feiras Novas acontece no segundo fim de semana de setembro, quando o verão se prepara para a sua despedida, Ponte de Lima engalana-se para a sua festa maior. É o povo com a sua alegria e espontaneidade, a sua forma de fazer e estar na festa, as rusgas e os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila que transforma as Feiras Novas num momento único e na romaria que é considerada o ‘maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal’.

Ver mais: www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/feiras-novas